quarta-feira, 3 de setembro de 2008

BOLO DE CHOCOLATE VEGANO COM RECHEIO DE DOCE DE LEITE DE SOJA


Bolo que eu fiz para o aniversário da minha querida irmã! ;)
Fiz 2 massas de bolo e recheei com doce de leite de soja (Olvebra) e fiz uma cobertura de chocolate meio amargo (garoto) derretido com creme de leite de soja e salpiquei granulado e decorei com morangos e palitos de chocolate (marca Liane). O T é do nome da fofinha... huhuh e aquele amarelinho é castanha de caju triturada. o mini bolinho de coração é de uma forma que veio junto com o fermento que comprei. Achei um amor e resolvi enfeitar com ele também. ;)





Massa dos bolos:

Ingredientes:
3 colheres de sopa de farinha de linhaça dissolvidas em 9 colheres de sopa de água ou 3 colheres de sobremesa de lecitina de soja (não precisa exagerar)
1/3 copo de café frio, não muito forte
1/2 copo de óleo
1 colher de sopa de creme vegetal
1 copo de chocolate em pó
1 copo e 1/2 de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal

Misturar a farinha de linhaça na água e mexer bem até ficar uma gosminha, esperar alguns minutos, ou se usar a lecitina, é só colocar no recipiente e ir misturando com os demais ingredientes. Misturar todos os ingredientes e bater na batedeira ou na mão, por uns 10 min. Assar em forno médio/baixo por mais ou menos uns 40 minutos. Esperar esfriar bem para retirar da forma, senão vai quebrar todo. E se quebrar não se desespere, é só ir arrumando numa bandeja que depois quando rechear ele fica certinho.

Fiz 2 massas dessa e recheei.

Recheio:

1 lata de doce de leite de soja (Olvebra) ou 1 lata de leite condensado de soja cozido na panela de pressão ( mas eu nunca testei se fica bom).

Cobertura:

1 barra de chocolate meio amargo (Usei o da garoto) derretido em banho maria ou no microondas
+/-1 caixinha de creme de leite soja

Derreti o chocolate no microondas com 1 min mais ou menos. Depois fui acrescentando o creme de leite aos poucos, e fui vendo a textura e o sabor que eu queria. Acrescentei um pouco de açúcar e chocolate em pó, mas é opcional.

Montagem:

Uma massa de bolo depois recheie com o doce de leite de soja, depois cubra com a outra massa de bolo, depois é só ir passando o creme de de cholate até cobrir todo o bolo por cima e pelos lados. Cobrir com granulado (sem leite na composição, usei da marca Visconte) e enfeitar com palitos de chocolate (usei a marca Liane que não possui leite) e morangos.




Dica: Ele ficou fofo, mas da próxima vez eu coloque um pouquinho de calda de chocolate líquida (água ou extrato de soja dissolvido em água e açúcar e chocolate em pó e ferver) antes da cobertura, pra umedecer um pouco o bolo, mas é dispensável.

O bolo ficou uma delícia!
Bom apetite! =)

3 comentários:

Arrozinha disse...

Q bolo mais lindooo!!!
Tô fazendo um hoje pra minha irmã baseado nesse seu viu, rsrs
Tem a receita do cajuzinho aí?

luiza disse...

a marca garoto testa em animais!

sílvia oliveira disse...

oare a gente se pergunta o que não é testado em animais !?... difícil abraçar uma causa por completo, mas a intenção é sepre boa ! valeu pelas receitas que aparente e certamente são deliciosas !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...