domingo, 3 de agosto de 2008

BOLO GELADO



Antes de postar a receita tenho que alertar que eu só fiz esse bolo gelado porque fiz um bolo e ele ficou meio solado. Ele não cresceu muito, mas o sabor ficou bem bom. Então quem quiser assumir o risco de fazer e solar, fique a vontade. hahahaha Se solar, faça o que eu fiz que dá certinho, o bolo gelado foi um sucesso e não sobrou nada. Fiz um creme gostoso e salpiquei nozes por cima. Lá vai a receita:

Massa do bolo:

4 colheres de sopa de farinha de linhaça dissolvidas em 12 colheres de sopa de água (formando a gosminha de linhaça para substituir 4 ovos, da receita original)
2 e 1/2 copos de farinha de trigo
2 e 1/2 copos de açúcar
1 colher de sopa (cheia) de fermento em pó químico
1 copo de suco de laranja

Bater bem a farinha de linhaça dissolvida em água e deixar descansar por uns 5 minutos. Ir colocando todos os ingredientes e por último o fermento. Bater bem e colocar em um tabuleiro médio (usei um redondo sem furo no meio), untado com óleo/creme vegetal e polvilhado com farinha de trigo para não grudar o bolo. Assar em forno médio/baixo por uns 40 minutos ou mais.

Creme recheio:

1/2 litro de leite de soja (pode ser esses de caixinha já adoçados, eu usei o da marca Yoki)
4 colheres de sopa de amido de milho
2 a 3 colheres de sopa de açúcar
1/2 caixinha de creme de leite de soja

Levar ao fogo médio todos os ingredientes, exceto o creme de leite de soja, e mexer bem até engrossar e formar um mingau. Deixe esfriar.

Montagem do bolo gelado:

Ir cortando o bolo em quadrados e cortar cada um deles ao meio e rechear com o creme e ir arrumando em um tabuleiro. Fazer isso com todo o bolo. O que sobrar do mingau, jogar por cima do bolo já recheado e cobrir com nozes picadas. Levar a geladeira por algumas horas.


OBS: Como já falei no começo do post, o meu bolo solou e eu fiquei bem brava com isso, mas minha sábia mãezinha me confortou e me aconselhou a fazer esse creme e não desperdiçar o bolo, e foi a melhor coisa que fiz, porque o bolo gelado fez sucesso. Ficou bem saboroso e cremoso. Quem quiser se arriscar ai vai a dica. ;)

Bom apetite!

Um comentário:

Eloisa disse...

Ola! Eu segui a receita e o meu bolo ficou otimo! Obrigada por dividir! Uma coisa que quero fazer da proxima vez é colocar uma fruta mo recheio, junto do creme! Fica ai minha dica! Um beijo pra vc e estou adorando seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...